quinta-feira, 12 de março de 2015

Uma mulher, várias roupas e um experimento social

Será que, dependendo do que uma mulher está vestindo, mais homens a ajudarão na rua se ela precisar? Essa pergunta sintetiza o experimento social feito por Hayley Quinn, uma londrina que, com um mapa na mão, ficou parada no meio de um cruzamento, esperando que um homem lhe ajude a achar o caminho ao ponto de ônibus correto.

Ao decorrer do vídeo, Hayley testou a reação dos homens três vezes: na primeira, ela se vestiu como normalmente se vestiria, com uma calça, uma camiseta e uma jaqueta. Na segunda vez, vestiu um casaco largo que mal mostrava seus dotes físicos. E na terceira, colocou uma minissaia e uma bota alta de couro, além de um vestido mais provocante. Será que, dependendo de como Hayley se veste, ela será mais ajudada pelos homens na rua? Veja o vídeo e leia a tradução da descrição dele logo abaixo:

“Neste experimento social, eu quis experimentar se, vestindo roupas diferentes, eu iria mudar a forma como os homens reagem ao meu redor. Para tornar a situação mais “científica”, eu fingi estar perdida em Bank e interpretei a donzela indefesa em perigo, na esperança de que alguém viria me ajudar.

Os resultados foram muito interessantes nas reações dos indivíduos, bem como a rapidez com que alguém veio em meu auxílio. Assista o vídeo inteiro até o fim para ver os resultados!”

Esse vídeo evidencia perfeitamente a diferença cultural entre os ingleses e os brasileiros. O terceiro traje da moça, que ela considera estar “gritando sexo” para os outros, não passa de pouco provocante aqui no Brasil. Nas três tentativas da moça, ela recebeu o mesmo tipo de ajuda, não foi assediada e só demorou para ser ajudada na segunda vez.

Será que numa praia, vestindo um biquíni, aconteceria a mesma coisa aqui no Brasil? Comente abaixo!


Nenhum comentário:

Postar um comentário